terça-feira, 22 de setembro de 2009

Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres


A Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres é um dos prédios que fazem parte do Centro Histórico de Itaboraí. Sobrado representativo da arquitetura urbana brasileira do século XIX, foi doado ao IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) após o falecimento da antropóloga Heloísa Alberto Torres para tornar-se um centro de difusão cultural. Como é um item tombado pelo patrimônio histórico nacional, suas características arquitetônicas e seu acervo têm sido preservados.

No início da década de 1990, o prédio passou a ser utilizado como sede da gestão da Cultura em Itaboraí, graças a entendimento entre a Prefeitura e o IPHAN. É o local das principais exposições de artes plásticas e fotografias que são realizadas na cidade, além de ter se tornado um ponto de convergência de estudantes e acadêmicos, atraídos pelo acervo da família Alberto Torres.

O prédio já abrigou a Fundação de Arte e Cultura (FAC), até 1992, e os diversos setores e secretarias de Cultura do município durante as últimas duas décadas. Desde o início de 2009, funciona na Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres a Subsecretaria de Cultura e Eventos, da Secretaria Municipal de Educação e Cultura. - Por William Mendonça