sábado, 22 de agosto de 2009

Sérgio Espírito Santo


Gestor da Cultura em Itaboraí, o produtor cultural Sérgio Espírito Santo é natural de São Joaquim, bairro do 1º Distrito de Itaboraí. De origem humilde, desde cedo teve sua vida ligada à cultura e ao esporte. Chegou a jogar em clubes de futebol da cidade e, paralelamente, foi pioneiro no movimento rock na cidade, nos anos 80, fundando a banda Tubarões Voadores - que gravou dois discos e é considerada a primeira experiência do crossover no Brasil.

Após trabalhar em cinema e na produção de TV e de passar um período em Los Angeles (EUA), Sérgio voltou à Itaboraí e passou a trabalhar em produção cultural na cidade - enquanto mantinha os Tubarões Voadores em atividade.. Já no início da década de 90 começou a trabalhar no setor da Cultura na administração municipal, ocupando diversos cargos ao logo dos últimos anos e participando de ações importantes, como a reabertura do Teatro Municipal ao público, em 1993, a promoção de grandes shows e a criação de eventos que permanecem até hoje, como o Skate Rock e o Dia de Luta Contra a Aids.
Trabalhou com Dado Villa-Lobos (Legião Urbana) na gravadora Rock It!, na produção e garimpagem de novos talentos do rock nacional. Fundou uma ONG, chamada Fazendo Acontecer, do qual está afastado hoje para ocupar cargo na administração municipal, e que realiza trabalhos sócio-culturais junto a jovens carentes da cidade. Trabalhou na Secretaria de Esporte e Lazer na gestão passada.
Convidado pelo prefeito Sérgio Soares, desde o início de 2009 é o responsável pela Cultura em Itaboraí, realizando um trabalho voltado para a preservação do patrimônio histórico da cidade. Neste trabalho, Itaboraí foi incluído no programa Monumenta, do Governo Federal, de revitalização das cidades históricas brasileiras, obteve recursos na casa de 1 milhão de reais para restauração da Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres e da Igreja Matriz, e trabalha para tornar realidade a reforma da Praça Marechal Floriano Peixoto, em um projeto que visa reestabelecer os aspectos históricos do local, entre outras ações. É primeiro suplente de vereador.
Por William Mendonça