segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Maria Alberto Torres "Marieta" (1892 - 1985)


Maria Alberto Torres (Marieta), filha do meio do casal Alberto Torres e Maria José Xavier da Silveira, nasceu em 19 de agosto de 1892, em Niterói-RJ. Escritora e genealogista, Marieta estudou as famílias do município de Itaboraí, coletando dados importantes que hoje se encontram no acervo da Casa de Cultura. Quando sua irmã Heloísa foi acometida por uma insuficiência respiratória aguda, vindo a falecer em 1977, ela estava em sua companhia.
Em 23 de dezembro de 1981, Marieta sacramentou o destino do antigo sobrado, efetuando, no 20º Ofício de Notas do Rio de Janeiro, a doação do prédio, com todos os seus “utensílios e alfaias”, à Fundação Nacional Pró-Memória. O termo está lavrado no Livro 2108, folha 26v, e determina que o local deverá tornar-se um centro de difusão cultural. À Marieta coube o direito de continuar residindo no local, sem ônus, até o falecimento.
Em 1985, quando Maria Alberto Torres faleceu, aos 95 anos de idade, a Fundação Nacional Pró-Memória, donatário legal do imóvel, tomou posse do prédio e de todos os acervos contidos no local – à exceção de bens constantes em testamento. Graças a Marieta, o legado da família Alberto Torres pôde ser preservado e disponibilizado à comunidade e aos pesquisadores, na Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres.
Por William Mendonça