segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Irmãs Alberto Torres


A Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres, legado das irmãs Torres a Itaboraí e principal espaço de difusão e fomento da cultura no Município, localiza-se na Praça Marechal Floriano Peixoto, 303, Telefone 21 3639-2022, e está aberta diariamente a visitação pública.

Com o objetivo de residir em Itaboraí, as irmãs Alberto Torres realizam uma ampla reforma no Casarão recem adquirido, pois segundo elas: "o prédio de construção sólida, como as boas construções do fim do século XVIII, não tem condições de habitalidade (Inexistencia de cozinha, de banheiros e outras comodidades)". Concluídas as obras que duraram quase quatro anos, Heloísa e "Marieta", como era conhecida, passam a colocar em prática o seu principal objetivo que é o de transformar o sobrado em Centro Cultural, a partir do acervo bibliográfico, documental e mobiliário pertencentes a família.
Quanto a este propósito, assim escreveram na mesma petição:

" Descendentes de cinco gerações de Itaboraienses, esperam as proprietárias poder mudar se para essa casa, onde passarão a residir. Estão convocando todos os demais descendentes de Itaboraienses ilustres para criarem, no Município, um Centro Cultural a que pretendem consagrar os seus restantes anos de vida legando, por sua morte, ao referido centro todos (grifo do autor), embora modestos, bens que possuem."